Equilíbrio martelo e régua.
Se você já viu a imagem abaixo provavelmente deve estar se perguntando como o martelo não cai junto com a régua? Qual a explicação física? A imagem é realmente verdadeira?
Martelo e régua em equilíbrio |
Antes de tudo precisamos saber...A imagem é real?
Sim, a situação do martelo em equilíbrio é perfeitamente possível. A imagem acima foi tirada por mim mesmo.
Como equilibrar o martelo e a régua?
Intuitivamente, por conta do maior peso do martelo imaginaríamos o martelo caindo, e por consequência levando a régua consigo.
Você pode conseguir o equilíbrio de forma muito simples. O segredo está no ponto onde a régua esta apoiada e a posição onde se encontra a "cabeça" do martelo ( parte metálica ). Observe que tanto o apoio (a parte onde a régua esta apoiada ) quanto a "cabeça" do martelo estão na mesma linha vertical ( um abaixo do outro ). Se você fizer isso provavelmente alcançará o equilíbrio.
Mas qual explicação física?
Um conceito muito importante, se não o mais, é o centro de massa ou centro de gravidade. O centro de massa, pra quem não sabe, é um ponto de um corpo no qual toda a massa está concentrada. Se você pegar um objeto e apoia-lo sobre o seu centro de massa o objeto ficará imóvel e não tombará para nenhum dos lados.
Outra conceito é que nesse fenômeno ocorre a anulação de todas as forças do sistema ( régua e martelo ) e a anulação de todos os toques ( conhecidos também como momentos ).
Saca só a imagem:
Esquema de forças do martelo + régua |
A força simbolizada pela letra $N$ é a força de apoio causada exatamente pela força $P$ (força causada pelo peso do martelo ). Observe que a força $P$ está exatamente abaixo da força de apoio. Além disso vale reforçar que o ponto onde age a força "P" é exatamente no centro de massa do sistema, até porque sabemos que o martelo é muito mais pesado perto da parte metálica, por isso a maior parte de sua massa se concentra naquela região.
Outro ponto crucial nessa analise é que os torques são nulos, e caso haja alguma conturbação no martelo irá existir um torque que irá "tentar" voltar ao ponto de equilíbrio ( ao menos que você faça uma pertubação muito grande ).
Bem legal
ResponderExcluir